BLOG

Curiosidades

Tudo Sobre Fio de Malha • Curiosidades

blog-pra-gente-miuda-blog

Oi gente! Eu sou a Mari, do Instagram @pragentemiuda e sou apaixonada por EuroRoma Fio de Malha… Vou estar com vocês aqui no EuroRoma Blog para falarmos sobre fio de malha, este fio mágico que tem conquistado artesãs em todos os lugares e rendido muitos trabalhos magníficos!!! Muita gente me pergunta e tem muitas dúvidas sobre a espessura dos fios, a agulha adequada… Então vim aqui tirar algumas destas dúvidas. Estas e outras dicas vocês também encontram lá no meu Instagram @pragentemiuda, ok?

Fio-de-Malha

fio de malha não tem numeração padronizada ou espessura como o barbante. Ele é resultado do aproveitamento das sobras das malharias, um produto totalmente reciclado. Por isto, ele pode as vezes variar a sua espessura. Aqui vai algumas dicas para driblar esta característica com jeitinho e casar os fios entre si, obtendo assim um trabalho perfeito!!!

fio-de-malha-espessuras

Caso encontre esta variação, aí vão algumas dicas:

  • Nunca use um fio fininho com outro bem grosso. Os fios podem variar de 0,5 até 3,0 cm. Neste caso, você pode separar os novelos, usando grosso com grosso e fino com fino. Lembrando que a maioria dos novelos possuem uma espessura de 2,0 a 2,5 cm e podem perfeitamente serem usados juntos na mesma peça.
  • Outra dica é cortar o fio largo em dois, duplicando-o. Use uma tesoura bem afiada, dá um pouco de trabalho, mas compensa…
  • Se o fio for muito fininho, use só com outros fios finos, em peças mais delicadas. Ou use dois novelos juntos, crochetando dois fios ao mesmo tempo.

E a agulha? Como expliquei acima, os fios podem ter varias espessuras, então o ideal seria ter uma agulha adequada, para cada fio. Recomendo o uso da agulha 9 ou 10mm, para usar com a maioria deles. Somente fios muito largos, exigem uma agulha 12 ou 14mm. E os bem finos até uma 6mm. A agulha não precisa ser especial, pode ser a sua agulha comum que você tem em casa, tá?

Gostaram? Espero ter te ajudado…
Logo, logo voltarei com mais dicas!!!
Beijos da Mari.

Anterior

Receita • Centro de Mesa Flor Segredo

Próximo

Receita • Tapete de Crochê Flor Margarida Bicuda

Confira as novidades do canal Crochetando com EuroRoma

Comentários

  • Aline

    bem vinda amiga MARI
    adorei as dicas
    bjos e sucesso

  • ana beatriz marques

    vcs tem receita souplat de croche

  • Equipe EuroFios

    Olá Ana, acesse a aba de recitas aqui no EuroRoma Blog, la você pode encontrar algumas receitas de sousplats. Um abraço.

  • Aurea

    Lindos ! Gostaria de saber onde encontrar com facilidade fios mais finos. Obrigada.

  • Equipe EuroFios

    Olá Aurea, você gostaria de saber onde encontrar barbantes ou fio de malha?

  • Aurea

    Oi…..gostaria de saber onde encontrar fios de malha ,os mais finos exemplo. …para sousplat.Obrigada. Estou encontrando apenas p tapete.

  • Equipe EuroFios

    Olá Aurea, com um processo 100% ecológico o EuroRoma Fio de Malha é proveniente de matéria-prima reciclada captada das industrias têxteis. A EuroRoma realiza a compra destes retalhos que já vem cortados em tiras (sobra das esteiras das máquinas), separa manualmente por cor e estampa e enrola em cones. Por isso, cada empresa possui uma máquina regulada diferente o que influencia na variação de espessura, cada empresa possui um padrão de trama e composição, o que influencia na variação de elasticidade. Sendo assim, o EuroRoma Fio de Malha não possuí titulagem como no barbante e não conseguimos localizar este produto por espessura. Um abraço.

  • Aurea

    Obrigada pela informação! ABRAÇO!

  • Gisele

    Olá, gostaria de saber se tem uma agulha de crochê que sirva para fio de malha e barbante??? Obrigada!

  • Equipe EuroFios

    Olá Gisele, tudo bem? Para se trabalhar com o EuroRoma Fio de Malha você irá precisar de uma agulha mais grossa. Nossa sugestão é trabalhar com as numerações de agulha de 7mm para cima. Um abraço.

  • veronicapelinca

    Boa tarde, comprei um novelo de 1kg na cor preta, quando estava no meio do trabalho, verifiquei que a emenda estava colada e não costurada (como é a maioria das emendas), é assim mesmo? ou foi um lote de fios que veio com esse problema?

  • Equipe EuroFios

    Olá Veronica, tudo bem? Quando é encontrado emenda em um cone de fio de malha, quer dizer que apenas um retalho reciclado não possuía comprimento suficiente para completar um cone. Esta característica pode acontecer em outros produtos similares, inclusive em demais marcas do mercado. Estas emendas podem ser costuradas (que já vem da indústria que produz a malha para fazer suas confecções) ou com cola que é feita internamente. Muitas vezes estas emendas tem cores que contrastam com a cor do fio propositalmente para que a confecção possa identificar com facilidade a emenda do rolo de malha. Quando ocorre isso, Algumas artesãs costumam cortar estas emendas e realizar o arremate. Esperamos ter sanado sua dúvida. Um abraço.

  • Karina yokomizo

    Como faço pra comprar para minha loja ?

  • Equipe EuroFios

    Olá Karina, tudo bem? Ficamos felizes pelo seu interesse na linha de produtos da EuroRoma. Para solicitar a presença de um representante você pode entrar em contato com o nosso setor de televendas e fazer o seu pré cadastro. O telefone de contato é 0800 644 0020 opção 2. Um abraço.

  • Naná

    Ok existe as variações da espessura do fio. Mas vomo saber isso na hora da compra? Como escolher? Ou tem que contar com a “sorte”?

  • Equipe EuroFios

    Olá Naná, tudo bem? Conforme explicamos nesta matéria, o EuroRoma Fio de Malha possui variações de espessura e elasticidade entre um cone. Cada indústria têxtil possui uma máquina regulada diferente o que influencia na variação de espessura, cada empresa possui um padrão de trama e composição, o que influencia na variação de elasticidade. A embalagem deste produto é transparente justamente para que os artesãos possam avaliar tanto as variações, quanto as cores e estampas da malha. Esperamos ter esclarecido suas dúvidas. Um abraço.

  • Eva Maria

    Bom dia! Na minha cidede não vende o fio de malha. Gostaria de saber qual o tipo de malha posso comprar para fazer o fio e confeccionar bolsas, tapetes, sousplat entre outros.
    Desde já, agradeço pela atenção dispensada.

  • Equipe EuroFios

    Olá Eva, tudo bem? Nos informe sua cidade, assim podemos localizar os pontos de venda mais próximos de você. Se preferir, também é possivel adquirir o EuroRoma Fio de Malha em algumas lojas virtuais. Confira algumas opções:

    http://www.armarinhosaojose.com.br
    http://www.darianearmarinhos.com.br
    http://www.ciadobarbante.com.br
    http://www.reidobarbante.com.br
    http://www.newscenteronline.com.br
    http://www.elo7.com.br/bastexartesanatos/loja

  • Larissa

    Olá! Gostaria de saber qual é a melhor solução, quando em um novelo há variação de espessura

  • Equipe EuroFios

    Olá Larissa, tudo bem? A melhor solução é cortar e arrematar. O Fio de Malha também é proveniente do belo trabalho de reciclagem de retalhos de malha da indústria têxtil. A EuroRoma realiza a compra destes retalhos que já vem cortados em tiras (sobra das esteiras das máquinas), separa manualmente por cor e estampa e enrola em cones. Por isso, cada empresa possui uma máquina regulada diferente o que influencia na variação de espessura, cada empresa possui um padrão de trama e composição, o que influencia na variação de elasticidade.

    É importante ter consciência de que o fio de malha, independente da marca, possui suas particularidades em relação ao barbante. Principalmente quando se trata de espessura, elasticidade e tonalidade. O barbante é comercializado por lotes, os mesmos garantem que os produtos possuem a mesma tonalidade. O título (nº) garantem uma espessura regular. Já o Fio de Malha não segue estas regras.

    Assim, mesmo que em proporções pequenas, podem ocorrer de encontrar cones que terão variações, sejam elas na espessura ou composição, pois é um material reciclado e justamente por esta característica, o corte ou outra manipulação não é feita por nós e sim pelas indústrias têxteis no processo de produção da malha.

    Um abraço.

  • Rita

    Bom dia! tive minha primeira experiência com o fio malha e achei bastante grossa, poderia ser a metade da malha que o trabalho ficaria mais bonito. Obrigada!

  • Silvana

    Oi. Qdo teço o fio fica abrindo e aparece o avesso é às vezes fica aberto Como faço p ficar certinho ??

  • Lenir Taborda

    Boa tarde!
    Para decoração do quarto de bebê, qual é o melhor fio para ficar um trabalho bem fôfo?
    Tapetes, cestos e almofadas.
    Estou iniciando crochê com o fio de malha e ainda não os conheço.
    Pesquisei e vi que não são só de algodão, e aí fiquei em dúvida.
    Agradeço.

  • Equipe EuroFios

    Olá Lenir, tudo bem? O Fio de malha é muito utilizado para fazer decoração para quarto infantil. Normalmente são feitos tapetes e cestos. Para almofadas sugerimos utilizar um barbante mais fino, assim ela ficará mais maleável. Almofadas peludas estão super em alta, sugerimos utilizar o EuroRoma Trento para fazer almofadas. Um abraço.

  • Equipe EuroFios

    Olá Silvana, tudo bem? Quando a malha tem mais elastano, ela fica mais “enrolada”. Malhas que tem menos elastano tendem a ficar mais abertas. Como o fio de malha é proveniente de matéria-prima reciclada, são comercializados malhas com diversas porcentagens de elastano. Sugerimos tentar esticar um pouco o fio para ele enrolar. Um abraço.

  • Ionis de Souza

    Boa noite,nunca trabalhei com fio de malha porém estou muito entusiasmada a começar, gostaria de saber qual o rendimento de um novelo;e qual peça você indicaria pra começar?
    muito grata pela atenção

  • Equipe EuroFios

    Olá Ionis, tudo bem? Por se tratar de um material proveniente de matéria-prima reciclada, o rendimento de um novelo para outro pode variar de acordo com a composição e elasticidade da malha. Sobre os trabalhos, mutias artesãs fazem tapetes, cestos e cachepôs, pois são trabalhos simples e de execução rápida. O resultado das peças fica incrível. Um grande abraço.

  • Belle

    Oi, tudo bem? Apaixonei pelas coisas que vi de fio de malha, sou nova no crochê e tenho assistido tutoriais e treinado os pontos básicos, porém moro na Nova Zelândia e não estou conseguindo achar nem explicar pras pessoas “fio de malha” em inglês. Não é cotton (algodão) e também se fala só “fabric” (tecido) eles não entendem. Pelo jeito não chegou por aqui ainda. Sabes de algum link explicando fio de malha em inglês para eu eu possa ter ideias de como explicar por aqui e ver se encontro? obrigada!!

  • Equipe EuroFios

    Olá Belle, tudo bem? já vimos muitas pessoas chamando o fio de malha de T-shirt Yarn no exterior. Talvez se você levar uma foto junto ajude os lojistas a ter uma noção do produto. Um abraço.

  • Tania moura

    Gostaria de fazer uma carteira. De fio que malha que encontrei no YouTube, só que o fio parece que é mais fino. Como faço pra encontrar um fio mais fino?

  • Equipe EuroFios

    Olá Tania, tudo bem? O Fio de malha é produzido através da reciclagem de retalhos de malha provenientes da indústria têxtil. Mas diferente dos barbantes, este produto não sofre manipulações durante a sua produção. A EuroRoma realiza a compra destes retalhos que já vem cortados em tiras (sobra das esteiras das máquinas, que também são chamadas de “aparas”), separa manualmente por cor e estampa e enrola em cones. Nós adquirimos as ramas de diferentes empresas onde cada uma possui uma máquina regulada de forma diferente e um padrão de trama e composição, ocasionando assim a variação de espessura, elasticidade e composição. Por esta razão, quando você for ao armarinho adquirir o fio de malha encontrará novelos com a espessura mais grossa ou mais fina. Esperamos ter ajudado. Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *