Na hora de decorar a casa, os tapetes tem um papel importante no estilo do lar. O tamanho, formato e cor são as primeiras características que você deve definir para a escolha da peça perfeita.

Além de melhorar a acústica e aquecer a casa, os tapetes oferecem aconchego e personalidade capaz de impressionar qualquer pessoa. Eles também são uma ótima opção para dividir espaços integrados em seu lar. As peças decorativas e de cores neutras cumprem este papel de forma simples e elegante.

Para os amantes de peças artesanais, nada melhor do que investir em um tapete de crochê, que além de poder ser produzido conforme a necessidade do espaço, terá uma linda memória afetiva já que você mesma pode confeccioná-lo e agregar ainda mais personalidade ao ambiente.

E quando o objetivo é criar um ambiente elegante e moderno, a combinação das cores preto e branco ou preto e cru, sempre são uma ótima opção na hora de decorar.

Nosso querido professor Marcelo Nunes fez uma videoaula detalhada para você se inspirar e reproduzir este tapete produzido com o barbante ecológico Ecosoft em tons neutros. Temos certeza que esta peça ficará perfeita em um ambiente especial do seu lar. Assista já a videoaula completa clicando aqui.

Confira a receita e boas criações! 

Execução do Tapete Spirale

Você pode criar a sua peça no tamanho que desejar, tanto na largura como no comprimento.

Ao iniciar a sua peça basta colocar no cordão de correntinhas múltiplos de 24 corr (cada motivo) e ao chegar ao comprimento desejado para a peça, acrescente mais 13 corr.

Para criar a sua peça nestas medidas, inicie com 157 corr. Siga a tabela para acompanhar a quantidade de pontos altos, sempre considerando que todos os quadrados que possuem X correspondem a cor preto e os quadrados em branco (vazios) correspondem a cor cru.

Para a troca de cores:
Troque de cor no último p.a de cada cor trabalhada, sendo que este último ponto alto terá que ser feito incompleto, deixando 2 alcinhas na agulha, e finalizando o ponto com a outra cor.

Dica para não embromar os fios:

Quanto buscar o fio Euroroma Ecosoft preto para trocar de cor, passe o fio por baixo e subindo com o fio por trás do fio cru. Quando buscar o fio Euroroma Ecosoft cru para trocar de cor, suba com o fio pela frente do fio preto.

E ao trabalhar os pontos com uma cor, sempre conduza a outra cor pelos pontos que estão sendo trabalhados.


Ao finalizar, se desejar criar franjas não arremate o fio, comece de onde fez o último p.a. fazendo sempre 20corr para cada franja e prenda com p.b. em no espaço seguinte, até chegar ao final. Corte o fio e arremate.
Se preferir a franja maior, basta aumentar a quantidade de correntes.

Assista a videoaula completa desta linda peça, clicando aqui.
Confira todas as dicas do professor Marcelo Nunes para executar a peça e realizar a troca de cores.


Feito por: Marcelo Nunes

Materiais:
• 02 EuroRoma Ecosoft 452m 8/12 nº 6 na cor 250 - Preto
• 01 EuroRoma Ecosoft 452m 8/12 nº 6 na cor 100 - Cru
• Agulha para crochê 3,5 mm.

Tamanho: 102 x 52 cm (com as franjas) 102 x 52 cm (sem as franjas)