Sandra-Brum-Logo-DICAS-CROCHE-EUROROMA

Olá amantes do crochê, eu sou a Sandra Brum, artesã e professora de crochê da EuroRoma e trago hoje mais dicas para os iniciantes na arte do crochê.

Dica 01:

O tamanho das peças citadas nas receitas geralmente são apenas uma medida aproximada, pois podem apresentar variações conforme a tensão do seu ponto, que pode ser mais frouxo ou mais apertado. Outro motivo que pode ocasionar a variação de medidas é a espessura do barbante, considerando o mesmo gráfico, quanto maior a espessura do barbante, maior será a sua peça.

Dica 02:

O famoso ponto pipoca, conhecido por proporcionar efeitos de relevo nas peças, pode ser feito com quantos pontos altos desejar, desde que seja acima de 3. Se desejar um relevo ainda mais alto, coloque mais pontos altos, se preferir mais baixo basta colocar menos pontos altos, a mesma regra se aplica para os pontos altos fechados juntos.

Os pontos altos em relevo dão um toque especial a peça e também fica perfeito quando utilizado somente pequenos detalhes em relevo, realçando ainda mais a beleza da peça.

Dica 03:

Para que seu trabalho circular ou redondo não fique “enrugado”, na primeira carreira coloque sempre o número de correntinhas em par, na segunda carreira faça sempre o dobro de pontos altos da primeira carreira, na terceira carreira você pode ir aumentando de 3 em 3 pontos, mas lembre-se que os aumentos devem ser regulares em toda carreira.

Dica 04:

Quando desejar aumentar o tamanho da sua peça, analise antes se o modelo tem condições de ser aumentado. Peças redondas são mais fáceis, já outras com mais detalhes, podem se deformar com este aumento.

Dica 05:

Ao iniciar um trabalho em crochê que não seja circular, uma dica é utilizar uma agulha mais grossa para fazer as correntinhas iniciais, esta mudança de agulha evita que seu trabalho fique “sanfonado”ou com a parte inferior menor. Outra forma de contornar este problema é fazendo uma carreira de ponto baixo, mas é preciso antes analisar com o modelo da peça, pois nem sempre é possível.

Quando for contornar um trabalho com pontos baixos, utilize uma agulha mais grossa do que a usada para fazer o restante da peça. Isto dá um melhor acabamento em seus trabalhos.

 

Então pessoal, estas são as dicas de hoje, espero ter contribuído para a evolução da sua técnica.

Beijinhos e até a próxima!

 

Para mais dicas e inspirações, acompanhe minhas mídias sociais:

Facebook: /sandrabrumcroche
Instagram: @brum_sandra