O EuroRoma Ecomalha, fio de malha reciclado proveniente de retalhos de malhas das indústrias têxteis, é um produto diferente dos barbantes, não sofrendo manipulações durante a sua produção.

Por ser um retalho adquirido já pronto das industrias, é importante salientar que as características do fio de malha podem ser diferentes. Cada empresa a qual compramos o material possui uma máquina regulada de forma própria e um padrão de trama e composição, ocasiona de ocorrer variação de espessura, elasticidade e composição.


  • Composição:A definição de malha nada mais é do que o entrelaçar dos fios têxteis, sendo esses sempre no mesmo sentido – ou todos na trama (horizontal). Malha não é uma definição do que esse tecido é composto, o mesmo pode ser apenas de algodão, pode conter elastano ou outras fibras.
  • Elasticidade:A elasticidade do fio irá variar de acordo com a composição da malha, esta variação é super comum e artesãs que já trabalham bastante com este produto tem consciência da mesma. Conforme a artesã adquire experiência com o fio de malha, ela saberá qual tipo de malha é apropriado para determinado trabalho.
  • Espessura:O fio de malha não tem numeração padronizada ou espessura como o barbante. Os fios são realmente do reaproveitamento das sobras das malharias. Para produzir um fio de malha com a espessura e composição padrão seria necessário utilizar matéria-prima virgem, contrariando a essência da EuroRoma que é produzir e comercializar produtos voltados a sustentabilidade sem comprometer as gerações futuras. Outra observação sobre a produção de fio de malha a partir de matéria-prima virgem é que o custo final do produto se tornaria mais alto para o consumidor final. A espessura do fio também pode ter uma pequena variação dentro do mesmo cone. Esta característica é comum e quando as artesãs encontram esta variação, costumam realizar o corte e arremate do fio.
  • Emendas:Quando é encontrado emenda em um cone de fio de malha, quer dizer que apenas um retalho reciclado não possuía comprimento suficiente para completar um cone. Esta característica pode acontecer em outros produtos similares, inclusive em demais marcas do mercado. Estas emendas podem ser costuradas (que já vem da indústria que produz a malha para fazer suas confecções) ou com nozinho. Muitas vezes estas emendas têm cores que contrastam com a cor do fio propositalmente para que a confecção possa identificar com facilidade a emenda do rolo de malha. Quando ocorre isso, cabe à artesã providenciar para que estas emendas sejam ocultadas por dentro dos pontos de crochê. Por se tratar de um material proveniente de reciclagem, não há uma quantidade exata de emendas. Os retalhos de malha captados das industrias não possuem um comprimento exato, fazendo com que seja necessário a realização das emendas para formar um novelo.
  • Cores:As cores não são definidas pela EuroRoma, os retalhos são resultado dos cortes durante a produção de moda ou decoração das indústrias têxteis, desta forma não temos controle sobre as cores que recebemos. Por esta razão, o EuroRoma Fio de Malha é comercializado por cores sortidas e algumas cores especificas são mais difíceis de encontrar nos armarinhos. A disponibilidade destas cores sofrem influência das estações e tendências de moda e decoração. Não há garantias que você encontrará uma mesma estampa ou tonalidade em mais de um cone, mesmo sendo de lotes iguais. No caso do fio de malha o lote serve apenas para identificar a data em que o produto foi embalado. Assim, dentro do mesmo lote você poderá encontrar variações de tonalidade e composição. Encare esta característica do produto como um desafio positivo e um verdadeiro incentivo à sua criatividade. A dica é optar por trabalhar com cor única apenas em peças pequenas, onde você possui a certeza que o material será suficiente para finalizá-la. Para peças maiores abuse das cores, faça carreiras alternando tonalidades ou combinando com a versão estampada. Por isso, quando seu cliente encontrar uma nova receita, ele não precisa de preocupar em encontrar aquela mesma cor, você pode sugerir para que ele faça do jeito dele e com a combinação de mais lhe agradar.

Outras características: Durante a produção da malha dentro da indústria em alguns processos é necessário esticar o tecido. Os furinhos que você pode encontrar ocasionalmente na malha são resultados deste processo, onde suas laterais são presas por grampos para manter o tecido esticado. Estes grampos são responsáveis pelos furinhos, e na maioria dos casos é por conta desta característica que esta parte do tecido é cortada e descartada gerando assim este material chamado de fio de malha.


Agora que você já sabe um pouco mais sobre o fio de malha e já está mais tranquilo em relação as dúvidas que podem surgir de seus clientes, aproveite para fazer o seu pedido do EuroRoma Ecomalha nas opções de 30m, 80m e 140m.

Aproveite para compartilhar sua experiência com a gente. Deixe um comentário!


Faça suas compras online acessando o nosso canal exclusivo para lojistas: