Uma dúvida que muitos artesãos iniciantes tem na hora de começar a produzir suas peças de crochê é: “Como escolher a Agulha de Crochê ideal para meus trabalhos?”. Existem diversos tipos e modelos de agulhas de crochê no mercado, e nas dicas e curiosidades de hoje vamos tirar algumas dúvidas sobre os tipos de agulha e quais são as mais adequadas para os trabalhos de crochê.

Tipos de Agulha: Escolha a sua favorita

A agulha de crochê pode ser feita com diversos tipos de material como metal, acrílico, bambu, ela também pode ser sem cabo, com cabo emborrachado, cabo de maneira, etc. A escolha da agulha ideal começa pelo gosto pessoal do artesão. Você deve experimentar os modelos de agulhas e ver com qual você se adapta melhor.

Após definir o modelo que mais lhe agrada podemos partir para os trabalhos de crochê. Mas afinal, como definir a agulha ideal para cada trabalho? Não se preocupe, vamos lhe ajudar com esta escolha!

Rótulos: Sugestão de Agulha

Todos os produtos EuroRoma informam no rótulo uma sugestão de agulha para trabalhar, tanto de crochê quanto de tricô. Esta sugestão é uma base para o artesão, mas não quer dizer necessariamente que você precisa usar aquele número de agulha. O número de agulha ideal é definido pela tensão do seu ponto.

Além do rótulo, o site EuroRoma traz todas as informações dos fios e barbantes. Então se você tiver alguma dúvida sobre os produtos EuroRoma, basta acessar www.euroroma.com.br/produtos para ficar por dentro das características do produto e da cartela de cores completa.

Variações de Tamanho: Qual é o melhor para meu trabalho?

As agulhas são definidas principalmente pela tensão do ponto do artesão. Desta forma você deve avaliar se seu ponto é mais solto ou mais apertado para ajudar a definir a agulha ideal.

Vamos dar um breve exemplo, o barbante ecológico EuroRoma nº 6 tem como sugestão de agulha de crochê a 3,5mm. Se o seu ponto for muito apertado, você pode utilizar uma agulha 4mm para ajudar a soltar mais o ponto. Ou se seu ponto for mais solto, você pode optar por uma agulha 3mm para ajudar a apertar mais o ponto. A tensão dos pontos faz toda a diferença no resultado final da peça, afinal, pontos muito apertados ou muito soltos podem deformar o trabalho.

Observe mais um exemplo, agora com o EuroRoma Spesso. O famoso 24 fios ganhou o coração dos artesãos que amam o maxi crochê, e a agulha sugerida no rótulo é a 9mm. Mas após o lançamento deste produto incrível a professora Sandra Brum resolveu testar com este fio a técnica do amigurumi, e o resultado foram os Maxi Amigurumis!

Para fazer amigurumi o ponto precisa ser mais apertado, então a professora Sandra Brum opta por utilizar as agulhas 7mm ou 8mm dependendo do bichinho de crochê. Esta troca por uma agulha menor na técnica do amigurumi também funciona com os fios mais finos. Os pontos do amigurumi precisam ser bem fechados para não escapar a fibra de enchimento e para o bichinho de crochê ficar mais estruturado.

Você Sabia?

Você sabia que existem maneiras diferentes de segurar a agulha? Algumas pessoas preferem segurar a agulha por baixo, como se fosse uma caneta (Imagem 1) e outras preferem pegar a agulha por cima (Imagem 2).

Normalmente a segunda opção é usada por artesãos que trabalham com fios mais grossos, como o fio de malha e o EuroRoma Spesso, pois assim eles têm mais força na hora de laçar e puxar o fio. 

Não existe nenhuma forma correta de segurar a agulha, você deve avaliar qual é a mais confortável para você.

Depois destas dicas fantásticas, aproveite para adquirir as suas Agulhas EuroRoma em lojas virtuais ou nos armarinhos de sua cidade.

As agulhas de crochê EuroRoma são lindas, coloridas e muito confortáveis. São produzidas em acrílico transparente, possuem um formato anatômico e são perfeitas para fios mais grossos que deslizam perfeitamente por elas. Disponível nas numerações 7mm, 8mm, 9mm, 10mm e 12mm, perfeitas para fios mais grossos como o EuroRoma Spesso de 24 fios e fios de malha.

Dica Extra: Agulhas Personalizadas

As agulhas da professora Sandra Brum chamaram a atenção dos artesãos nas redes sociais nos últimos dias, e todos estão curiosos para saber o segredo destas agulhas. O Segredo é que a professora Sandra Brum personaliza as próprias agulhas de um jeito simples e fácil. Para obter o mesmo resultado basta pegar uma agulha normal sem cabo (niquelada) e moldar um cabo com massa de biscuit. Você pode misturar cores para obter um resultado diferente. Esta é uma forma de personalizar e deixar elas mais alegres e coloridas.  



Atendimento EuroRoma:
Caso possua qualquer dúvida referente a este ou outros produtos da família EuroRoma, você pode entrar em contato conosco através das nossas mídias sociais, ou pelo e-mail atendimento@eurofios.com.br