Na hora de divulgar seus trabalhos, fotos bonitas sempre são um grande atrativo para impulsionar suas vendas. Confira estas dicas super especiais de como fazer boas fotos para valorizar ainda mais o seu trabalho e deixar as suas publicações nas redes sociais ainda mais bonitas e chamativas.

Mãos fotografando um peça de crochê com o celular.

Porque publicar fotos bonitas é importante?

Pense no seu perfil do Instagram, Facebook ou Blog como uma vitrine para expor seus trabalhos. Quando estamos andando pela frente de lojas, aquelas vitrines mais bonitas e elaboradas sempre chamam mais a atenção, não é verdade? Muitas vezes, o seu perfil é o primeiro contato que as pessoas têm com seu trabalho, e como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica. Por isso, certifique-se de que sua vitrine virtual possui fotos criativas, inspiradoras e cheias de emoção!

Busque Inspirações:

Não sabe por onde começar? Busque referências de fotos bonitas na internet, como em sites de banco de imagens, no google ou mesmo no Pinterest. Você não precisa se inspirar apenas em fotos de artesanato, experimente se basear também em fotos de outros produtos ou segmentos e então adapte para o seu trabalho.

Com o tempo e prática, você encontrará o seu próprio estilo e estará criando suas próprias fotos e as ideias vão surgindo naturalmente.

Qualidade da Câmera:

Fazer as suas fotos diretamente com seu celular e já publicar em suas mídias sociais é super prático, não é mesmo? Embora hoje em dia não precise de um investimento tão alto para ter um smartphone normal, o ideal é que a câmera do seu celular seja capaz de captar fotos de boa qualidade, uma dica é que a câmera tenha pelo menos 8MP.

Tem um detalhe que poucas vezes lembramos de fazer antes de tirar fotos. Limpar a câmera do celular, isso mesmo! Se as lentes estiverem sujas, suas fotos ficarão embaçadas.

Uma Boa Iluminação:

Saiba que uma boa iluminação é um dos principais fatores para valorizar suas fotos e principalmente as suas peças.

Luz Natural:  Para dentro de casa, opte por locais que há luz natural como próximo de portas e janelas, abra as cortinas, deixe a claridade entrar. Para locais externos prefira horários que o sol não está tão forte, como antes das 10h e depois das 16h.

Fotos sem flash: Fotos com flash ligado, geralmente ficam estouradas, pode alterar a cor das peças, deixar sombras muito marcadas e pessoas com olhos vermelhos. Se precisar de mais luz, prefira usar um abajur, a lanterna de outro celular ou se possuir equipamentos de iluminação.

Edição: Há diversos aplicativos para edição de fotos e o Instagram possui algumas ferramentas básicas que podem ajudar. Ao lado dos filtros, há a opção: Editar. Onde você pode controle o brilho, contraste, realce, saturação ( mas lembre-se: sem exageros).

Capriche no Cenário:

Crie cenários aproveitando seus objetos decorativos e ambientes de sua casa que tenham a ver com o tema da peça. Mostre a peça em ambientes ou com acessórios que demonstrem a sua utilidade. O importante é não exagerar, lembre-se que o maior destaque na foto deve ser sempre a peça. Por isso, utilize fundos que contrastam com a peça, na dúvida, prefira fundos mais claros para peças escuras ou coloridas.

Para peças pequenas, uma ótima dica é ter várias cores de papel cartão em casa, aqueles que são maiores que cartolinas. Assim você pode variar nas cores dos fundos das suas fotos. Também vale adquirir alguns pedaços de diferentes texturas que imitem madeira ou pisos, você pode comprar por metro alguns materiais como adesivos ou materiais para piso térmico, por exemplo.

Aproveite também portas e janelas antigas, paredes coloridas ou com textura de cimento ou tijolos. Para compor a cena use objetos como vasos de plantas, louças, quadros, tecidos ou flores. E sabermos que ninguém resiste a fotos com animais de estimação, não é mesmo?

Por fim, sempre confira se não tem algum objeto ao fundo que não precisa ou não deveria aparecer na foto.

Diferentes Ângulos:

Regra número 1, nunca faça só uma foto de sua peça. Ao fazer mais fotos, você pode selecionar depois as que ficaram mais bonitas e excluir as que não ficaram legais, como as tremidas e desfocadas.

Faça fotos da mesma peça de diferentes ângulos, enquadramentos e também em locais diferentes. Com isso, você terá mais conteúdo para publicar em suas mídias sociais. Você pode mostrar mais detalhes da sua peça, de longe e perto, por exemplo. Afinal, peças artesanais são super versáteis, muitas vezes a mesma pode ser utilizada como manta e também peseira, tapete e também centro de mesa, aproveite e faça fotos destas opções de aplicações.

Utilize o carrossel de fotos para rolar as imagens, assim você pode divulgar vários detalhes das peças ou variações de cores, tudo em uma mesma publicação.

Aproveite também para fotografar de vários ângulos enquanto você está fazendo a peças, seus seguidores irão adorar ver o processo de criação.

Cuidado com o Foco:

O artesanato é rico em detalhes, por isso é muito importante que sua foto não esteja desfocada ou tremida, para que estes detalhes sejam percebidos e valorizados.

Deixar o fundo desfocado fica muito bonito e harmonioso, dando mais destaque a peça que está à frente. Porém, a sua peça deve estar bem nítida.

Outra dica para manter uma boa qualidade em suas fotos é evitar usar o zoom digital no celular, pois pode comprometer a qualidade e deformar sua foto. No lugar de usar o zoom, se aproxime mais da peça ou depois recorte as sobras de imagem no momento de publicar.

Uma Boa Interação:

Já vimos a importância de publicar boas fotos para valorizar seu trabalho e impulsionar suas vendas. Porém, além de ter um perfil com imagens bonitas, você também precisa ter uma boa interação com seus seguidores.

Ao publicar fotos, sempre capriche na legenda. Não precisa ser muito longa, mas é o momento ideal para contar a história da peça e passar seus sentimentos. Você também pode passar informações técnicas como tamanho da peça, material utilizado e se desejar o valor.

Para interagir e se aproximar de seus seguidores, é importante que você responda os comentários seja de dúvidas ou elogios. Ao utilizar hashtags (#), não exagere na quantidade e prefira as que tenham a ver com o tema de sua publicação.

Agora que você já sabe como fazer fotos bonitas e a importância de publicar belas imagens de seus trabalhos, dê aquela repaginada em seus perfis. Temos certeza, que você e seus seguidores vão amar o resultado.

Até a próxima!